segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Orgulho de ser brasileiro?

Não faz muito tempo o Brasil foi escolhido pra sediar copa e olimpíadas. Tá todo mundo dizendo quanto isso é bom pro país e blá blá blá. Mas alguém se lembra das últimas Olimpíadas? A china não se tornou um lugar tão melhor pra se viver depois delas.




Eu não acredito nisso!




Sou brasileira e sinto muito dizer que acredito no Brasil, mas não num Brasil moderno de 1º mundo, mas no Brasil real que conhecemos. Gente, pelamordedeus, sejamos realistas, segundo a Veja "A carga tributária brasileira é comparável à de países como Espanha e Alemanha - nações em que o retorno dos impostos em serviços para o cidadão é reconhecidamente maior. Além disso, o peso dos tributos sobre empresas e cidadãos brasileiros é maior do que o registrado em economias pujantes (muito fortes) como Estados Unidos, Japão, México e Coréia do Sul"

Olha o que diz a BBC sobre as dificuldades que as empresas passam no Brasil, segundo a reportagem o Brasil fica atrás da Colômbia e da Argentina (lembra a Argentina que quebrou numa crise há poucos anos e que as pessoas passavam fome por não ter comida no país... )

Daí vem a pergunta: se a gente paga isso tudo de imposto cadê o dinheiro?

Por que os ministros do Supremo tem um salário de R$ 24.500 mensais, enquanto o salário mínimo é de R$465,00?(Lembrando que qualquer aumento do genero pode gerar uma equiparação com os magistrados do STF para os parlamentares, o que gera um tremendo efeito cascata). Claro que sempre tem a desculpa dos cofres separados: um cofre pra inss e um pra pagamentos, isso pra mim não cola.



Outro dia numa conversa veio a questão: porque eu tenho que pagar IPVA se as estradas onde trafégo são privatizadas, logo tenho que pagar pedágio pra trafegar nelas? Daí vendo tv eu vi um advogado paulista falar a respeito, infelizmente não anotei nada, mas o que ele disse era mais ou menos o que está aqui . E por coisas assim que a carga tributária é tão alta, e daí vem o ponto onde quero chegar: a população brasileira por acaso não sabe dessas coisas?Sim sabe! E porque não faz nada? Não faz nada por um único motivo: o brasileiro é hipócrita.

Isso fica claro em situações que de tão incríveis chegam a ser cômicas. Como o caso da uniban, quem já não ouviu falar da Geyse Arruda no seu vestido rosa?






No Brasil você pode sair na rua assim no Carnaval, mas a Geyse não pode ir á faculdade com um vestido ousado

Só pra fixar: ela estava na faculdade, faculdade é o lugar onde os futuros médicos, dentistas,advogados, engenheiros e demais profissionais se qualificam para tal. Daí lembramos do Palace II , ou dos inúmeros casos de erro médico que cada um de nós já ouviu falar , entre outras atrocidades


Ou seja: se você é brasileiro e quer morar no Brasil tem que ser sensual apenas quando uma grande maioria da população achar conveniente, apesar das propagandas na tv e nas revistas incitarem o contrário; tem que pagar uma tributação altissima sem ter retorno e ainda pagar pra ter os serviços que deveriam ser prestados pelo governo que recebe todos esses impostos.


Eu não me sinto a vontade nesse país, me senti ofendida ao ouvir do governo que seriam investidos 25 bilhões provenientes dos cofres públicos somente para as olimpíadas . Pois a questão que surgiu foi a seguinte: se os meus impostos estão lá porque não são usados? Por acaso a vinda de estrangeiros é mais importante do que o cumprimento dos meus direitos civis previstos na constituição?


Como podem ver, fiz questão de pesquisar sobre tudo que escrevi, de colocar artigos já publicados que não me deixam mentir.


Agora me digam realmente vale a pena acreditar num futuro pra esse país?


O governo insiste em dizer que o Brasil é conhecido lá fora pela hospitalidade do povo, mentira. Basta abrir o google americano e digitar brazil pra ver qual é a imagem do Brasil no exterior.



A legenda diz: "Grande Viagem Web: o Guia definitivo das praias do Brasil , Carnaval, vida noturna e viagens em destaque", ou seja Brasil é mulher com roupa pequena, Carnaval e praia.







E mais uma vez voltamos ao mesmo ponto: a hipocrisia.Afinal: somos um povo generoso e hospitaleiro. Assista a esse vídeo e esse outro e veja a honestidade do povo brasileiro em ação.


Não acredita? Então faça o teste, eu já fiz e fiquei horrorizada! Jogue uma nota qualquer no chão e veja se alguém devolve. Ou coloque uma velhinha com dificuldades pra atravessar uma rua, ou uma criança perdida na multidão. Tem quem ajude: sim, tem. Mas a maioria só o faz se for pra levar vantagem.




Tá na hora de começarmos a pensar: quem realmente somos? Pagamos impostos a nível europeu e vivemos miseravelmente. Somos um povo que vai a escola e não aprende a ler, que precisa ter cotas raciais pra entrar no ensino superior (tamanha a falta de qualidade no ensino público, e ainda acham essas cotas uma solução!). Você nunca parou pra pensar no motivo real da existência dos vestibulares?Eles existem porque não existe universidade para todos que queiram, são uma forma de segregação, exclusão. Sou contra as cotas raciais, contra vestibulares e a favor da construção de escolas e faculdades para todos. Veja aqui o exemplo de Cuba, um país rico em educação e saúde, mas pouco empreendedor.




Há muito tempo decidi votar nulo, se não acho um politico que seja no mínimo mais ou menos eu voto nulo. E vou continuar fazendo assim até aparecer alguém melhorzinho ou o que acho que realmente pode fazer a diferença: o sistema politico brasileiro mudar de presidencialista pra palarmentarista (veja aqui a gritante diferença )


Cabe a cada um de nós fazer a diferença. Seja reciclando pra preservar o planeta, seja anulando os nossos votos em protesto ou simplesmente educando os nossos filhos pra que eles tentem fazer algo melhor pelo nosso país.

Um comentário:

  1. Eu tb voto nulo e não acho que vou mudar não !!! A gente vota nos infelizes, eles roubam e ainda dizem praticamente que a culpa é nossa porque fomos nós que votamos neles !!! Cúmplices né !!!
    Não voto...não voto....não voto
    Beijim

    ResponderExcluir

E ai, o que você acha?