quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

2010




Bem, o ano acabou de começar, coisas novas começaram, umas boas outras más, tenho tido dias turbulentos há bastante tempo e não é novidade que decidi dar uma guinada na minha vida. Bom, a guinada eu até comecei a dar, o problema foi que logo após eu mudar todos os meus hábitos, e graças a isso também, eu descobri que sou celíaca.




Ui, agora que estou hanituada aos enjoos frequentes, ás constantes visitas ao banheiro  e as demais consequencias de fugir da dieta a qual tenho que me submeter pela alergia resolvi retomar meus planos



Bom, a idéia de trabalhar fora novamente tá descartada, eu não tenho mais nervos pra isso, tirando uma ou outra função autonoma to fora!



De resto tá tudo em pé: vou dar qualidade de vida pra mim e pra quem eu amo.

Tomei a frente do fogão, pra revolta de mamãe, se antes 1 garrafa de óleo não durava nada agora vai virar mês.

As vezes a gente pensa que precisa de óleo pra tudo na cozinha, eu descobri que até prea refogar o arroz, a cebola ou o alho o óleo é dispensável, basta que a panela esteja hiper mega master quente e que você fique mexendo o refogado o tempo todo, dessa forma não gruda.

Como não posso comer pão, adquiri o hábito de comer frutas, coisa que eu não fazia nem por decreto. Hoje 60% da minha alimentação é composta por frutas. Pra facilitar e aumentar a variedade do que como eu faço uma salada, picando todas as frutas, de preferencia com casca, e misturando-as, depois é só por na taça e comer, simples né!

Outra substituição, essa ainda to penando, é o açúcar.
Aqui em casa somos 3 formigas e eu. É uma briga quando eu faço o café, minha mãe passa o dia todo reclamando que o mesmo tá amarago e forte (fazer o que meu eleitorado e eu gostamos assim), eu aboli o chá mate daqui de casa. Eu amo ebber mate gelado, mas minha mãe tava abusando, reutilizando a erva mate (o que é péssimopois possui qualidades maléficas em caso de reutilização) e melando o bicho também, tinha dia em que nem meu marido aquentava beber. Pra diminuir as reclamações tenho comprado suco artificial, que é mais barato que o natural, só que aí é que entra a malandragem: eu compro suco diet,  sem adição de açúcar. Bem, nem preciso falar que refrigerante aqui em casa se tornou artigo raro.



O suco que estamos comprando, muito gostoso e no mercado perto de casa pagamos apenas R$0,50
O  de uva parece daqueles concentrados



Comigo celíca o consumo de pão aqui em casa caiu, quase se extinguiu, pra subistiuir eventualmente faço bolos e broas de fubá, mas com moderação pois as receitas pra celíaco contem muita gordura e ovos.

Bom, carne é artigo raro, não por questão financeira, mas por gosto mesmo. Eu só comecei a comer carne quando casaei, até então só comia vegetais e legumes. A única proteina que consumimos bem, infelizmente, é a linquiça calabresa, isso eu não consegui evitar (a danadinha é versátil, barata, não estraga facil no freezer, consigo usar em qualquer prato e pra piorar quando bate aquela vontade de mastigar é so fatiar e fritar)
Tô tentando voltar a fazer o que fazia antes: ferver a linquiça em 2 ou 3 águas antes de frita-la, isso tira boa parte da gordura.

Marido tem histórico de hipertenção na familia, ele mesmo já foi parar no hospital com a pressão alta, emagreceu uns 10 kg pra controlar os problemas de coluna e pressão, por isso SAL ZERO. Capricho no tempero (alho, cebola, oregano, manjericão, curry e noz moscada são os que mais uso) e na maioria das veze snem ponho sal na comida, por causa do tempero nem dá pra perceber.
Toda fritura feita aqui em casa é expremida ao máximo de gordura, a única que não tem jeito é a batata frita, mas até o bacon, coitado, eu exprimo ao máximo (mantendo o fogo sempre alto, frito sem adição de óleo e  o óleo natural que ele elimina eu vou dispensando, no final ele tá seuinho, mas mesmo assim ainda ponho no pael absorvente)

Meu arroz nunca é puro. Essa semana, por exemplo, tenho feito arroz com cenoura e vagem, semana que vem já vario pro brócolis, depois grão de bico e assim por diante.

Essas são pequenas mudanças que fiz no meu dia a dia. Já sinto a diferença na hora de vestir meu jeans, mas ainda não me pesei, e nem quero fazer isso agora pra não me pressionar.

Espero que essas pequenas dicas possam ajudar a você que está me lendo agora a se redescobrir.

Ainda tenho muito que mudar, não to nem perto o que quero, ao passo de formiguinha a gente chega lá!

A partir de agora vou publicar, além do que já publico, algumas coisa sbacanas que acho por ai para o corpo e para a mente.

Bom, por agora é só, volto depois, to saindo pra caminhar, pela 1ª vez em quase 1 mês!
Até!

Um comentário:

E ai, o que você acha?