sábado, 6 de março de 2010

Um pouquinho atrasado

Oi gente!
Ainda to ruinzinha (ta parecendo até uruca) mas aos poucos to melhorando
Colocando as minhas coisas em dia achei essa pergunta que fiz a uma nutricionista do UOL, a Jane Corona, que me ajudou muito a entender a importacia da banana na vida de um celiaco, e pelo que ela escreveu na vida de todos.


Então pra quem quiser  conferir a opnião de uma profissional:




"Em 08/01/2010 06:22, manuela escreveu:

... Minha duvida é a sequinte:
E odeio peixe (não consigo comer por nada nesse mundo), minha alimentação é pobre em gorduras naturalmente, isso já é um hábito meu, como pouca proteina em geral, tenho adiquirido também o hábito de comer gelatinas (pelo que li é bom pra mim por causa da minha baixa ingestão de proteinas), mas tenho 1 problema: eventualmente eu preciso faze um pão ou bolo pra celíaco, sendo que todas as receitas que encontrei até agora contém muitos ovos (algumas tem 5 ou 6 ovos) e muita gordura (óleo ou margarina).

Você conhece outra forma de fazer pães e bolo sem gluten a base de frutas, com menos gordura, aproveitando a gordura natural das próprias frutas?
 


Resposta para uma pessoa com Doença Celíaca
Oi Manuela
As frutas são fontes de fibras, vitaminas, carboidratos, flavonóides e minerais, tudo que os celíacos precisam. Todas as frutas são excelentes, mas a banana, particularmente,por ser rica em frutoiligossacarídeos- FOS, deveria ser a fruta do celíaco. Os FOS servem de alimento para a flora intestinal, que nos celíacos está alterada. Como a causa da doença celíaca ainda é desconhecida e a única restrição é retirar os alimentos que contenham gluten, voce pode comer de tudo, exceto estes alimentos. A retirada do gluten da dieta dá mesmo esta sensação que vc está sentindo, a pessoa se sente mais leve. O mesmo acontece quando retiramos os laticínios. Voce pode encontrar receitas sem glúten na internet. Eu não tenho receitas, mas não recomendo comer margarina, porque ela é pró inflamatória, nem sorvetes cremosos, porque eles contêm muita gordura hidrogenada. Para substituir o pão sugiro aipim ou batata doce cozida, ou pão de aipim cuja receita tb pode ser encontrada na internet. O bolo pode ser de fécula de batata ou de outra farinha tipo arroz, amaranto , etc. A melhor proteína animal é a do peixe, porque estes têm gordura polinsaturada que é antiinflamatória, mas voce pode comer as proteínas das outras carnes magras.
Vou publicar no blog sua mensagem para que os blogueiros enviem as receitas que voce me pediu."

Bom, as receitas eu não achei ainda :( mas já descobri, entre outras coisas, que um belo pão de batata substitui um pão de forma tranquilamente.


Prometo que colocarei as minhas postagens em dia.
Eu to há 2 semanas me sentindo muito mal, tudo por causa de um plenguinho estragado, acho (até agoraé o único suspeito) e de um suco de abacaxi artificial (não sei se o suco foi realmente o culpado, eu ainda estava mal por causa do polenguinho...). Mas bem, eu to inteira, respirando, mal  mas respirando.
Tudo que preciso é repouso, liquido e tomar vergonha na cara e me reeducar. Tenho ingerido muito leite (o que pode não ser tão bom pra mim) e comido em muita quantidade poucas vezes ao dia  (todos os nutricionistas que vi dizem que é melhor comer em pequenas quantidades várias vezes ao dia, eu tenho comido 1 no máximo 2x e só prato de peão!)
Quando eu tava comendo frutas em maior quantidade me senti muito melhor, mas parece até sacanagem: as frutas subiram absurdamente de preço e tá dificil de achar uma frutinha decente pra comprar, mesmo pagando caro. Pra vocês terem idéia: eu to querendo há uns 3 meses comer agrião e não acho! Com fruta tá pior ainda.


Vou tentar voltar mais tarde com algumas coisas bonitas e sem mais bla bla bla

3 comentários:

  1. Manu, muito interessante esse post, com a recomendação da nutricionista. Eu também preciso me reeducar, aprender a seguir o conselho dos profissionais, de comer mais vezes durante o dia, mas em pequenas quantidades.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Acredita q a latinha verde eu naum encontrei ainda???? ;(

    mto legal estas informações, adorei o post!

    ResponderExcluir
  3. Oi Manu,
    esse post com esse comentário é muito relevante, muitas pessoas com essa doença não tem idéia e não tem essa facilidade de ir buscar informações como você fez. Desejo melhoras para você amiga.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir

E ai, o que você acha?