sexta-feira, 19 de março de 2010

Sobre Ardósia

Conheci a ardósia há uns 13 ou 14 anos. Quando mais nova eu era muito desatenta a esses detalhes, tais como tipos de piso, pedras, cores, etc, como toda criança o é.
Lembro-me que fiquei encantada com aquele efeito e cor!
Porém o proprietário da casa só usou a pedra pelo mesmo motivo que a maioria a usa: economizar. Posteriormente eu soube que a ardósia fora trocada por cerâmica, o que achei uma pena.
Bom, tudo isso pra dizer que: amo ardósia.
Adoro o efeito que ela dá no ambiente, quando bem usada claro.
O ideal é sempre usar as pedras maiores, de 40x40 ao menos, na diagonal, pois assim criam a sensação de amplitude, foi o que o proprietário daquela casa que falei fez.
Quanto maior o ambiente melhor lhe cairá a ardósia.
Eu mesma gostaria de usa-la aqui em casa, porém por morar num lugar muito frio tenho lá as minhas ressalvas (piso de pedra tende a esfriar ainda mais o ambiente e aqui já é um gelo só no inverno)
Sim, a ardósia dá trabalho. Mas se analisarmos bem, o cimento quimado também dá e é uma das sensações na decoração atualmente. Não é nada que uma bela cera liquida quinzenalmente (sem citar nomes...)  não resolva.

A ardósia além de bonita é versátil. Confesso que um dos meus sonhos de consumo é uma bancada de banheiro em ardósia com uma cuba de sobrepor, preferencialmente em resina colorida  ou algo bem cheguei, ai ai...

Bom, deixa de conversa e vamos as coisas bonitas que encontramos na ardósia



Lavabo todo em ardósia. Acho que não deve ser muito prático, mas ficou muito bonito



Usada em várias tonalidades e tamanhos, formando um agradável mosaico









Uso mais comum da ardósia. Não acho esse tamanho adequado para o piso, por diminuir o espaço, porém quando aplicado na parede de áreas externas fica muito charmoso, principalmente quando usado em conjunto com tijolos maciços e uma decoração rustica





Aqui usada reta, porém num tamanho mais adequado. Olha como amplia mais o ambiente pura e simplesmente pelo tamanho maior das placas


Dá uma trabalheira danada manter esse brilho, mas vai: fica lindo demais!


Uma das minhas versões favoritas da ardósia, e a mais cara, pelo menos por aqui: a ardósia ferrugem



Aqui aplicada nas paredes


Quando penso em ardósia é nisso que penso. Olha só que luxo!





A parede da pia é revestida por um painel de lâminas de ardósia desgastada 



 Outra aplicação inusitada e elegante


E da ardósia também faz-se móveis




Quando vi essa sala lembrei da Miriam






Imagens: Google



2 comentários:

  1. Ola Manuela!
    Eu também gosto de ardósia, na varanda da minha casa da praia eu tenho a verde é a beterraba não sei se você conhece a beterraba, não tenho mais encontrado. Vamos precisar fazer uma reforma na área da churrasqueira, pelo meu marido trocaria por outro piso pois a manutenção dela é trabalhosa.
    Beijocas!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Manuela, eu adoro ardósia. Penso sempre que quando construir uma casa para mim ela vai ser com piso em ardósia, talvez cimento queimado. Gosto desta coisa rústica que a ardósia traz.
    Para mim é o rustico glamouroso.
    E para manter este brilho assim, nem é tão dificil, hoje em dia tem umas resinas no mercado que dão este aspecto de acabei de encerar o chão. Claro que num ambiente muito movimentado o trabalho de manutenção sempre vai existir, né?
    Adorei este post!
    Beijos!

    ResponderExcluir

E ai, o que você acha?