domingo, 27 de junho de 2010

Paixão 5 - Construção

 Foto da obra da minha cozinha
Se há 2 anos atás eu tivesse o conhecimento que eu tenho hoje certamente essa foto seria bem diferente


Na verdade o  termo correto sería arquitetura, mas sabe como é né... eu não sou arquiteta, sou apenas curiosa,então eu digo que gosto mesmo é do cheiro de cimento

Adoro conhecer novidades do setor da construção. Pode ser uma telha que tenha um isolamento térmico/acustico melhor ou até mesmo um tijolo que ja faça as vezes de cachepô pro muro



Muro elaborado por Rosembaum pra ser coberto por samambaias, ideia que vai ser copiad aqui em casa quando eu tiver uma caragem coberta


Um dos modelos de telha ecologica disponiveis no mercado



Toda essa curiosidade começou com a reforma da minha casa
Até então eu não sabia o que era um caibro.
Tive uma tremenda dificuldade em achar um pedreiro. E quando achei, achei um pedreiro pilantra que só me fez gastar dinheiro a toa com material desnecessário e com a mão de obra dele, fora o tempo perdido.
Tive que correr pra achar outro pedreiro, não muito melhor que o anterior.
No final das contas eu estava aqui com uma divida relativamente alta em financiamento de materiais de construção pra uma obra relativamente insignificante.
Depois que o furacão passou, eu comecei a pesquisar sobre o assunto, a prestar atenção nas construções, a conversar com pedreiros de verdade que fui conhecendo e vi que o que gastei e com o tempo que gastei eu poderia ter feito algo muito melhor na minha casa. Mas isso são águas passadas...

Hoje pedreiro nenhum me passa a perna. Se duvidar eu faço boa parte dos serviços que eu pagaria um pedreiro pra fazer antigamente.

Uma das coisas que mais me despertam curiosidade são as novidades do setor

A minha última "descoberta", na verdade tem sido quase como acompanhar uma novela, é a casa de concreto


Elas são feitas em menor tempo e , teoricamente, são mais baratas.
O condominio que faz divisa com o em que eu moro tá fazendo um monte de casas assim, e eu to assistindo a construção de camarote.

A construção é bem simples: eles nivelam o terreno, fazem todo o alicerce igual ao de qualauqer outra casa (só que sem colunas - isso tá virando moda?) e dai fixam uma armação de ferro e apilicam o concreto. Depois de prontas ninguém diz que não são feitas de tijolos tradicionais.
Só não gosto dessa forma de construção por um motivo: com certeza dificulta a ampliação posterior  da casa, como a derrubada de paredes pra ampliação de comodos, por exemplo. Ela "obriga" as obras posteriores a serem adaptadas a ela. Mas que é uma forma de cosntrução interessante é!

Foto da casa que está sendo construida quase nos fundos da minha casa



Graças a essa curiosidade eu descubro coisas interessantes pra mim e pra vocês.
Como o post onde eu ensinei a escolher um piso ceramico 

E a curiosidade não acabou por aqui não, em breve trago mais coisas interessantes sobre construção, aguardem!

Um comentário:

  1. Uala, sabe mais de construção que eu.
    Haha, agora que to me interessando em materiais de acabamento porque eu ando querendo dar umas mudadas em casa, mas nada radical, só fico na base da tinta mesmo.
    O resto das novidades, só tenho que saber mesmo para poder acompanhar, porque tem que atualizar para não ficar de fora.
    Mas, quem sabe, qdo eu casar e construir minha casa mesmo, eu não me interesse tanto quanto você.
    Beijos!

    ResponderExcluir

E ai, o que você acha?