quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Mais sobre reciclagem

Reciclagem não consiste apenas em jogar a latinha na lixeira certa, ou reaproveitar a lata de achocolatado pra fazer um porta treco, existem várias formas de ajudar a natureza fazendo coisas bonitas.



Como eu já mostrei aqui antes, é possível usar latas como vasos de planta, porta lápis, porta trecos e até como armário de banheiro, elas podem ser pintadas, forradas entre outros.


Hoje eu trouxe outras ideias de reaproveitamento de objetos em casa, ideias simples que valem a pena


Começando pelos tecidos


Você pode renovar a cara do seu sofá, poltrona ou até mesmo cadeira com fuxicos, como nessa foto aqui

Qualquer hora dessas deixo um PAP sobre como fazer fuxicos, é bem simples, basicamente você corta o tecido que quiser em forma de circulo dai alinhava toda a borda fechando, vou fazer um PAP com fotos depois pra postar




Ou com um patchwork transformar um velho banco que iria pro lixo ou outro móvel da casa

Basta lixar, passar cola branca e colar o tecido, depois passa um verniz incolor e pronto! Sem mistério.








E o que mais gosto, pode usar tecido ou nesse caso minha amada chita, pra forrar porta retratos, quadros(basta forrar um pedaço de madeira ) ou fazer almofadas.









Para fazer um puf não tem segredo, basta cortar a parte mais estreita da garrafa pet e emborca la com outra(tem que ser do mesmo modelo, por exemplo usar somente garrafas de coca-cola, ou somente de pepsi), depois de juntar uma quantidade boa de garrafas emborcadas uma na outra(honestamente não sei quantas seriam, mas dá pra medir no olho mesmo) você junta todas elas como se fosse um maço de garrafas(forma circular) e passa fita adesiva ao redor pra não soltar, depois envolve espuma(daquela de colchão, compra em lojas de material plástico e pra estafamento) prendendo bem(pode dar uma costuradinha pra não soltar e facilitar na hora de forrar) e por último forra com tecido, pode forrar direto no puff, fazendo aquelas dobrinhas na lateral num peça só de tecido, ou costurar a parte de cima na lateral e depois encaixa la no puf arrematando a parte de baixo .

Bem essa foi uma técnica(a mais tosca de todas), espero que esteja fácil de entender.
logo deixo aqui um PAP com fotos que será bem mais fácil de entender.


Um ótimo exemplo de reciclagem (mesmo que essa não tenha sido a intenção).

A dona do blog reaproveitou de tudo um pouco que tinha em casa pra montar um apê pra filha, o resultado não poderia ter sido melhor, aqui ela mostra como fez pra mudar a cara de um velho jogo de mesa bem surradinho(daqueles de plástico que a gente usa no jardim), vale a pena conferir

3 comentários:

  1. Oi flor, vc tá que tá hein querida...adorei as idéias muito criativas!!!! adoro suas latinhas! rs... nunca deixe de postá-las...
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei a sua originalidade e criatividade, parabéns, também faço patchwork, e já forrei moveis em patchwork e fiz almofadas iguais dos mesmos tecidos e também forrei porta revista ficou lindo, gostei muito do seu blog, volto mais vezes.

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Conheci teu blog hoje e estou adorando sua saga pra arrumar uma casa....
    E tuas pinturas em lata então...
    Adoro artesanato mas estou entrando na área da reciclagem agora..
    Virei "maria lixeira" rsrsrsr.
    E são blogs como o seu que me ajudam a criar..
    Você deu uma dica de um blog onde o apto da filha foi decorado pela mão com material "véinho"..
    Fui entrar no blog ´donahouse´ mas lá diz que é só pra quem é convidado.
    Que frescura é esta? Como é que ela vai me convidar se ela não me conhece? Como vou pedir pra ser convidada se não renho acesso ao blog????
    Eu hein? Blog restrito?
    Fazê o que né?
    Vou atrás dos que não são "frescos". Como o seu.
    Parabéns e sucesso pra você.
    Bia Karasiak - biakaras@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

E ai, o que você acha?